Não tenho resposta certa para essa pergunta. Eu não sei por que não consigo manter a consistência nos estudos quando estou triste. Dizem que pessoas disciplinadas se mantêm consistentes mesmo diante de adversidades. Juro pra vocês que estou sempre tentando ser disciplinada. Tenho consciência de que a disciplina é um dos fatores determinantes para a aprovação em concursos de alto nível. Mas, puxa vida! Como é difícil!! Eu sempre acabo falhando quando estou triste.
E eu estou muito triste ultimamente. Minha gatinha está com câncer; minha mãe está sofrendo no trabalho dela e não consigo fazer muito pra poder ajudá-la; estou frustrada com o meu próprio trabalho; estou dividida entre continuar perseguindo o meu sonho na carreira profissional e pensar em maternidade (mesmo não estando muito empolgada com essa última alternativa – mas ciente de que, daqui a alguns poucos anos, gravidez se tornará algo arriscado para mim). É muita coisa pra uma cabeça só!
Como eu gostaria de ser disciplinada… Eu vivo tentando me perdoar por todas as vezes que deixo de estudar. Como pode isso? Eu quero tanto estudar e, ao mesmo tempo, furo tantos dias de estudo! É muito louco isso, totalmente paradoxal.
Agora vou parecer a pessoa mais despeitada e invejosa do mundo: só não passa por todo esse dilema quem tem quem pague todas as contas, cuide da casa, dos filhos/bichos (ou nem tem um ou outro, ou nenhum dos dois ), e de todos os outros problemas do dia a dia de um adulto médio, que não precise trabalhar fora pra poder se dedicar 100% aos estudos. Não quero me vitimizar, mas me revolto toda vez que penso no quanto eu me esforço pra dar conta de tudo e nunca dou conta de nada.
Daí, quando vou me cansando e volto a pensar de novo em tudo que não consigo fazer, somando-se as dificuldades que “vira e mexe” aparecem/ressurgem, fico triste e paro de estudar.
Por que eu falho quando estou triste?
Não consigo abstrair das coisas ruins: cansaço físico e mental, frustrações, medo de perder meus entes queridos (como está sendo o caso atual com a minha gatinha – faz só dois anos que um cachorrinho meu se foi.. e alguns poucos anos que meu cachorrinho mais velho e duas gatinhas lindas que eu tinha foram para o céu dos bichinhos). E não sei o que fazer. Desisto? Não consigo. Tento de novo? E o medo de cair mais uma vez e rebobinar esse looping irritante?
Hoje é um daqueles dias em que não tenho resposta para nada.